> TABOCAS NOTICIAS : CGU anuncia revisão de sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

CGU anuncia revisão de sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro

Informação foi divulgada pelo ministro Vinicius de Carvalho
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Os sigilos de 100 anos impostos pelo ex-presidente Bolsonaro (PL) vão passar por revisões. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho.

A CGU classificou as medidas do ex-presidente “indevidas e exacerbadas”. De acordo com o portal Transparência Brasil, o político decretou 1.108 sigilos de 100 anos. Do total, serão reavaliados 21,5%. Segurança nacional, segurança do presidente e de familiares, informações pessoais e atividades de inteligência serão algumas das áreas revisadas pelo órgão.

Os sigilos de Bolsonaro foram alvos de polêmica durante o mandato do ex-presidente. Entre os casos mais conhecidos estão gastos com as “motociatas”, o cartão de vacina do político, visita dos filhos do político ao Palácio do Planalto, processo disciplinar relacionado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e telegramas do Itamaraty.

Em 1º de janeiro de 2023, o presidente Lula Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto solicitando a avaliação dos sigilos impostos pela gestão anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário