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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

1º pedágio inteligente, sem cancelas, começa a funcionar sem cobrança

Durante este mês de testes, o 1º pedágio inteligente do Brasil não vai cobrar tarifa dos motoristas 
- Foto: divulgação
Chega de esperar na fila! O Brasil já tem um pedágio inteligente, sem cancelas. É o primeiro do país e começou a funcionar nesta semana em trechos da rodovia Rio-Santos (BR-101). Por Renata Giraldi / SNB

Ele opera com pórticos – aparelhos que funcionam como radares eletrônicos. E a notícia boa é que, apenas ao longo deste mês, os motoristas estarão livres das tarifas.

Esses aparelhos estão instalados nos municípios do Rio de Janeiro: Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).

Por enquanto o sistema sistema “free flow”, sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária CCR Rio/SP, está em fase de testes até o fim do mês.

Neste período serão feitas análises de fluxos de motoristas e do funcionamento das tecnologias.

Sem cobranças
Em nota, a CCR informou que os condutores não terão de pagar tarifas enquanto o sistema estiver em testes.

Porém, a partir de março, quando o sistema de fato começa a funcionar, as cobranças começam. Como o “free flow” elimina as praças de pedágio, as cobranças serão feitas por leitura de imagem, com valores proporcionais aos quilômetros rodados.

O pagamento da tarifa poderá ser feito online, no site da concessionária, com aplicativos como o WhatsApp Chatbot ou por Pix. Os preços das tarifas ainda não foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Funcionamento
Ao passar por debaixo dos pórticos, câmeras identificam o veículo – seja por tag instalada no para-brisa, seja por placa – e cobram o motorista automaticamente, sem necessidade de paradas ou diminuição de velocidade.

A previsão é que com este modelo de cobrança será possível reduzir o consumo de diesel de veículos pesados, além de diminuir o valor da tarifa em até 70%.

A tecnologia do pedágio inteligente é importada pela empresa Kapsch TrafficCom, que implementou o sistema na Austrália, nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia. Com informações do Automotive Business

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