O professor Valdir criou uma forma de ensinar matemática que está fazendo sucesso entre os alunos dele
- Foto: arquivo pessoal
Com muita criatividade, o professor Valdir Sodré, 54 anos, encontrou uma forma de ensinar matemática de um jeito diferente e que tem feito sucesso entre todos os alunos dele. Ele que leciona em uma escola pública do Guará, região administrativa do Distrito Federal, a 12 km de Brasília. Por Monique de Carvalho / SNB
O Só Notícia Boa foi conhecer a história de perto.
O segredo, segundo o educador, está em mudar a perspectiva e a tornar a matemática uma “arte”. Para ele, a disciplina “não é só técnica, não é só fórmula”.
“O problema dos professores de matemática é que eles se prendem muito à técnica, a fórmulas, a jeitos de fazer o cálculo. Como é que fica o processo criativo?”, questiona Valdir.
Recuperação da aprendizagem
Valdir conta que começou a pensar em uma forma diferente de lecionar quando viu que os índices reprovação em matemática eram altos na escola a qual ele trabalha. Ele então criou um programa de reforço para recuperar aprendizagens dos alunos.
Ele diz que utilizou a base do mestrado na Universidade de Brasília (UnB), como ponto de partida. E deu bastante certo!
“Pesquisei avaliação da aprendizagem. Estudei isso na perspectiva da percepção que os docentes tinham. Como é que o professor está entendendo esse processo avaliativo dentro da rede”, descreve o docente.
“Quando eu comecei, lá na Ceilândia [região administrativa do Distrito Federal a 31 km de Brasília] a dar minhas aulas de matemática, passei a me questionar: ‘Como é que eu posso ser um professor de matemática melhor, mais competente?’ Aí eu percebi que eu tinha que ter uma habilidade fundamental: eu preciso de uma melhor oratória, preciso me comunicar melhor”, disse.
Reforço que deu certo
A pequena ação de Valdir deu tão certo, que o reforço em matemática entrou no projeto político pedagógico da escola. O professor também comemora a adesão por parte das outras disciplinas. Leia mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário