> TABOCAS NOTICIAS : Criado para divulgar dados sobre Covid, consórcio de veículos de imprensa chega ao fim

domingo, 29 de janeiro de 2023

Criado para divulgar dados sobre Covid, consórcio de veículos de imprensa chega ao fim

Grupo se uniu após governo Bolsonaro tentar dificultar acesso a números da doença
Após 965 dias ininterruptos de trabalho, o consórcio de veículos de imprensa encerra sua missão de garantir a transparência sobre o impacto do coronavírus e da vacinação. O consórcio foi criado em junho de 2020 quando o governo de Jair Bolsonaro (PL) tentou omitir dados da população e atrasar os boletins sobre a doença. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters - Folha de S. Paulo

O fim do consórcio não significa que a pandemia de Covid-19 acabou. A divulgação dos casos e mortes, continuará a ser feita por cada órgão de imprensa. Contudo, não há mais necessidade de apuração diária dos dados em conjunto pelos veículos que participaram do projeto —g1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL.

“O consórcio cumpriu o papel da imprensa profissional de manter o público informado num tema vital quando o governo federal se omitiu dessa tarefa”, afirmou Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Nos últimos meses, os dados dos governos estaduais e federal têm se mostrado confiáveis. E apontam para uma situação que os epidemiologistas consideram sob controle, ainda que exija atenção para o aumento dos níveis de vacinação e outras medidas de prevenção.

Os veículos de imprensa continuam atentos às variações dos índices e mantém o compromisso de informar a população sobre a doença.

Ao longo de mais de dois anos e meio, mais de uma centena de jornalistas dos veículos do consórcio trabalharam todos os dias de forma colaborativa para coletar nas secretarias estaduais de Saúde os números de contaminados e mortos por Covid, além da quantidade de vacinados. Os dados, consolidados sempre às 20h, foram divulgados diariamente pelos veículos participantes e alimentaram milhares de conteúdos jornalísticos em texto e vídeo.

“O consórcio foi uma operação que envolveu mais de uma centena de jornalistas ao longo desses dois anos e meio. Só foi possível em razão do profissionalismo dos veículos de imprensa. Jornalismo profissional requer senso de urgência, capacidade de apurar informações relevantes com precisão e agilidade e mostrar tudo isso de um jeito objetivo e claro”, diz Renato Franzini, diretor do g1. “Deixo um agradecimento a todos esses jornalistas. E também a todos os servidores que continuaram a coletar e divulgar dados epidemiológicos, cumprindo seu dever funcional.”

O consórcio surgiu como resposta da imprensa primeiramente diante do atraso na publicação dos dados: ela era feita pelo Ministério da Saúde todos os dias às 17h (na gestão do então ministro Luiz Henrique Mandetta) ou às 19h (sob a gestão de Nelson Teich). Em 3 de junho de 2020, quando foi registrado recorde à época de 1.349 mortos em 24 horas, o então ministro Eduardo Pazuello só divulgou os dados às 21h45. No dia seguinte, com um novo recorde de 1.471 óbitos, o boletim só foi publicado às 22h na página do ministério na internet.

“Quando o vácuo de transparência do governo federal parecia sem volta, com a falta de divulgação de números e a ausência total de padrão na divulgação de mortes e casos de Covid, com um país sem plano de combate à doença e nenhuma vacina à disposição, contribuímos com dados confiáveis para que o Brasil não ficasse às cegas. É missão do Estado cumprir com a transparência de suas políticas. Encerrar a captação dos dados de Covid pelo consórcio é um voto de confiança, mas com a mensagem de que estaremos atentos para eventuais inconsistências”, disse Alexandre Gimenez, gerente-geral de Notícias, Economia e TAB do UOL.

Além do atraso, houve outras iniciativas contra a transparência. O boletim oficial passou a dar destaque aos casos e aos óbitos registrados no dia, mas sem o total acumulado de mortos e infectados. Casos registrados como de “recuperados”, mesmo sem haver à época o conhecimento de cura da doença, também passaram a receber mais destaque.

Bolsonaro chegou a dizer que não apresentar o número de mortos pela Covid era “bom para o Brasil” e confirmou que houve a intenção de atrasar os dados, ao afirmar que “acabou matéria no Jornal Nacional”. “Não interessa de quem partiu [a ordem para modificar o horário], é justo sair às 22h, é o dado completamente consolidado. Muito pelo contrário, não tem que correr para atender a Globo”, afirmou ele, à época.

A posição do governo foi duramente criticada por especialistas e por veículos internacionais. A divulgação correta dos números é importante para o planejamento de políticas públicas e a própria segurança sanitária da população.

O padrão de boas práticas era a divulgação de boletins informativos com casos em investigação, confirmados e descartados, e dados como início dos sintomas e fechamento de cada caso (seja por alta hospitalar ou por óbito).

“Quando o Estado brasileiro falhou no dever mais básico de informação no enfrentamento de uma epidemia, a imprensa, em uma ação inédita, uniu forças para suprir o vazio deixado pela inépcia oficial. Cumpriu uma nobre missão em consórcio, contrariando emergencial e temporariamente sua natureza competitiva, que garante a pluralidade de visões. Esperamos que momentos como o que exigiu a formação do consórcio nunca mais se repitam no Brasil”, disse Eurípedes Alcântara, diretor de jornalismo do Estadão.

Quando o consórcio de veículos de imprensa foi formado e passou a divulgar os dados obtidos diretamente com os 26 Estados e o Distrito Federal, o governo federal recuou e voltou a publicar os números da pandemia com regularidade e em horário compatível com o trabalho jornalístico. Ainda assim, o consórcio seguiu trabalhando, diante do risco de um novo apagão de dados.

Com o acompanhamento diário da crise, foram registrados marcos da pandemia, como quando o número de mortos chegou a 200 mil no país, em 7 de janeiro de 2021, durante o drama causado pela falta de oxigênio em Manaus. Pouco mais de cem dias depois, em abril de 2021, a marca de 400 mil mortos foi atingida. Foi possível detectar as três grandes ondas de mortes, na metade de 2020 e nos inícios de 2021 e de 2022. Atualmente, a média móvel de óbitos por dia está em torno de 70. É o dobro do registrado no início de novembro, mas nada comparável ao que aconteceu há dois anos, quando chegou a haver mais de 3.000 mortes por dia.

Além dos casos e óbitos, o consórcio passou a divulgar, em 21 de janeiro de 2021, a cobertura vacinal com uma ou duas doses da população. E, a partir de setembro de 2021, as doses de reforço foram incluídas. Mais recentemente, passou a ser feito o acompanhamento da cobertura vacinal das crianças de 3 a 11 anos, que tiveram o início da imunização atrasado no país.

Por promover a transparência em um período de alto risco para a saúde pública, o consórcio recebeu reconhecimento de entidades, como Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de liberdade de imprensa e o Mídia do Ano, da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

“A formação do Consórcio foi um marco histórico para a imprensa brasileira, num momento em que o poder público faltou. Juntos, compreendemos o momento crítico e deixamos de lado a concorrência para oferecer ao país um serviço confiável para que pesquisadores, médicos e autoridades definissem prioridades e pudessem salvar vidas”, afirmou Alan Gripp, diretor de Redação do jornal O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário