> TABOCAS NOTICIAS : Brasil começa ação emergencial para combater hanseníase; transmissível mas tem cura

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Brasil começa ação emergencial para combater hanseníase; transmissível mas tem cura

O teste molecular para hanseníase faz parte da ação emergencial para combater a hanseníase no Brasil 
- Foto: reprodução
A partir desta semana o Brasil começa uma ação emergencial para combater a hanseníase, uma doença infecciosa crônica e curável que causa lesões de pele e danos aos nervos. Por Renata Giraldi / SNB

Conhecida antigamente como lepra, a doença pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia e medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência, por isso a importância dessa ação.

Serão realizados 150 mil testes rápidos e gratuitos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para apoio de diagnóstico da hanseníase. A ideia é reduzir em 55% da taxa de casos novos da doença em menores de 15 anos de idade até 2030.

“A eliminação da hanseníase no Brasil representará um passo gigante para a eliminação da doença no mundo “, disse a representante da Organização Mundial da Saúde no Brasil, Socorro Gross.

Casos da doença no Brasil
O Brasil possui a maior carga de hanseníase na Região das Américas, com mais de 90% dos casos da registrados na Região e a segunda maior no mundo (ficando abaixo somente da Índia).

Em 2016, foram registrados 25,2 mil casos da patologia, o equivalente a 11,6% do total global de novas ocorrências.

A expectativa é que com a campanha, ocorra redução em 30% do número absoluto de casos novos com grau de incapacidade física 2 (GIF2): quando o paciente apresenta lesões consideradas graves nos olhos, mãos e pés. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário