O casal de idosos se sente orgulhoso em poder aprender a ler e escrever
- Foto: Fabio Junior/EPTV
A união do casal de idosos Antônio Malaquias da Silva, de 89 anos, e Terezinha de Maria da Silva, também de 89, sempre foi forte. E dessa vez eles não fizeram diferente! Decidiram voltar à escola para aprender a ler e escrever…juntos!
“Eu acho que vai mudar muita coisa [alfabetizada] porque a pessoa quando não sabe ler, um pingo é letra, né? Ontem eu fiz meu nome na lousa tudo direitinho. Eu fiquei tão alegre. Deus está me ajudando, abrindo meus caminhos. Eu quero estudar”, comemorou Terezinha.
Ela e seu Antônio são de Ribeirão Preto, interior de São Paulo e trabalharam na roça. Hoje, eles são alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dois dizem que essa era a oportunidade que faltava para abandonar anos e anos de incompreensão das letras. Por Monique de Carvalho /SNB
Estudam à noite
O casal de idosos sai de casa todas as noites para frequentar a escola. Eles contam que está sendo divertido e desafiador aprender a ler e escrever.
E mesmo até as dificuldades comuns do aprendizado têm sido gratificantes. Elas trazem o conforto de não precisar mais de ninguém para “resolver as coisas”, como diz o administrador de fazenda aposentado.
Na juventude, impedido pelo trabalho na roça, o casal de idosos não pôde frequentar as aulas.
Vida na roça
Na infância, dona Terezinha foi impedida de estudar pela tia que a criou porque a menina precisava fazer as tarefas em casa e na roça.
Ela afirma que sempre pedia para frequentar as aulas na escola da zona rural, mas não era possível. Leia mais AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário