Países e empresas deverão se adaptar aos novos carregadores de celular até 2024
- Foto: Getty Images
A União Europeia decidiu padronizar de forma provisória o uso de carregadores para celulares. Além de facilitar a vida do consumidor, a intenção é diminuir o lixo eletrônico. Atualmente, são 11 mil toneladas anualmente.
Países e fabricantes deverão se adaptar ao novo modelo até 2024. De acordo com nota publicada, todos os modelos deverão ser equipados com USB-C, independentemente da fabricação. Por Jéssica Souza / SNB
“Telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis por meio de um cabo com fio terão que ser padronizados”, afirmou Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.
Só na Europa, são gastos em cabos e adaptadores o equivalente a R$ 13 bilhões por ano.
Resistência da Apple
A nova regra traz grandes mudanças para os usuários da Apple.
A empresa disse às autoridades da UE que a regra proposta tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos e acessórios que usam o conector Lightning proprietário da empresa, de acordo com um relatório do Parlamento da UE.
Mas o anúncio desta semana pode acelerar a mudança da Apple para USB-C e potencialmente levar a empresa a abandonar o Lightning em todo o mundo, para sempre.
E você, o que acha dessa iniciativa? É interessante? E se fosse aplicada aqui? Com informações de Bcharts
Nenhum comentário:
Postar um comentário