Os alunos explicaram os problemas sobre a poluição física do Rio Tietêe criaram um sistema de “Redes de Drenagem”
Foto: Divulgação
Alunos brasileiros foram vencedores da Maratona da Criatividade, promovida pela Full Sail University, na Flórida, EUA, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Trata-se de um projeto sustentável e educativo.
A Escola Pueri Domus de São Paulo foi a campeã, com um vídeo que promove a sustentabilidade de uma maneira possível e acessível para o Brasil.
A universidade recebeu mais de 240 curtas-metragens na competição global, sobre a agenda de desenvolvimento sustentável 2030. Por Andréa Fassina / SNB
O Brasil disputou com USA, Índia, Colômbia e México, mas encantou os jurados com a apresentação do vídeo sobre água potável e saneamento.
O desafio
Na competição, os estudantes foram desafiados a produzir um vídeo de até três minutos com propostas criativas para solucionar problemas relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU.
A premiação da Maratona anunciou como vencedor o grupo formado pelos alunos Eric, Eduardo, Jiahai e Thaís, do Ensino Médio do Pueri Domus na Aclimação, em São Paulo.
O projeto
Os alunos explicaram os problemas sobre a poluição física do Rio Tietê, mostrando soluções simples que podem contribuir para a sustentabilidade do rio. Eles criaram um sistema de “Redes de Drenagem”.
Segundo os alunos, tudo começou a partir do desafio de construir algo inovador. “O projeto começou quando soubemos da Maratona da Criatividade e do nosso desejo de fazer parte dela. No começo, estávamos lutando com novas ideias e pesquisas que nos deram inspiração que poderiam ser usadas em problemas no Brasil”, contaram.
Eles queriam criar um vídeo educativo, envolvente, com intenção de impactar diretamente o meio-ambiente e o planeta.
“O principal objetivo do projeto é mostrar que não precisamos de uma solução totalmente nova que resolva todos os problemas que as pessoas podem não estar dispostas a fazer. Em vez disso, podemos usar ou inovar soluções pequenas e fáceis já existentes, que acreditamos que eventualmente terão grandes impactos.”
E deu certo. Os estudantes conseguiram mostrar em um vídeo tão curto, o quão grande podem ser os reflexos de projetos criativos e educativos.
Os estudantes receberam orientação da coordenadora do Ensino Médio, Cintia Yamashita. Mais AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário