O professor chinês Wei Dongyi é considerado um gênio da matemática e já foi convidado para estudar em Harvard
- Foto: reprodução / Youtube
Um jovem gênio da matemática conseguiu resolver um problema que atormentou pesquisadores com PhD por quatro meses. E o chinês Wei Dongyi solucionou a questão em apenas uma noite.
Considerado um gênio da matemática, o professor-assistente da Universidade de Peking, em Pequim, que é conhecido como “God Wei”.
Ele ajudou a equipe a criar um modelo matemático complexo com 96% de precisão. A versão anterior do modelo, desenvolvida por pesquisadores com PhD, tinha uma precisão inferior e, consequentemente, gerava mais resultados errados. Por Rinaldo de Oliveira / SNB
Não aceitou pagamento
Os matemáticos queriam pagar o professor para mostrar sua gratidão, mas ele se recusou.
“É desnecessário me pagar por um problema tão fácil”, disse. Wei acabou aceitando um cartão de transporte como compensação.
“Não é raro ou surpreendente para nós que Wei possa resolver quebra-cabeças que outras pessoas não podem”, disse Chen Dayue, reitor da Escola de Ciências Matemáticas da Universidade de Pequim, à imprensa chinesa.
É um gênio
De acordo com o site Yahoo, Wei não precisou passar no vestibular para entrar na faculdade.
Ele entrou direto, por já ser conhecido como um gênio da matemática – o jovem venceu a Olimpíada Internacional de Matemática por dois anos consecutivos quando ainda era estudante do ensino médio.
Convidado por Harvard
O gênio chinês chegou a ser convidado para ser estudante de Harvard, nos Estados Unidos. A universidade até ofereceu um intérprete para ajudá-lo com o inglês, mas Wei não aceitou a proposta por conta da barreira linguística.
Um dos ex-colegas de Wei disse: “Ele estudou bem e ganhou bolsas de mais de 100.000 yuans (US$ 15.655) por ano. Mas ele ainda vive uma vida simples, sendo rústico tanto na roupa quanto na comida”, afirmou.
Pesquisadores com PhD passaram 4 meses tentando solucionar um problema que o gênio da matemática “God Wei” resolveu em horas – Fotos: reprodução / Youtube / Com informações da Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário