> TABOCAS NOTICIAS : Após 6 transplantes de córnea, mãe vibra ao enxergar filhos novamente

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Após 6 transplantes de córnea, mãe vibra ao enxergar filhos novamente

Essa mãe passou por seis transplantes de córnea ao descobrir uma síndrome rara no olho 
- Foto: Assessoria Santa Casa
Poder enxergar os filhos novamente foi a maior alegria da mãe Romilda Costa Attene, de 57 anos, após passar por seis transplantes de córnea. Por Monique de Carvalho / SNB

Diagnosticada com a síndrome de Sjögren, ela percorreu um longo caminho até entender o motivo pelo qual as cirurgias não estavam corrigindo a visão dos olhos direito e esquerdo.

Hoje ela comemora e se emociona ao falar do assunto. Romilda conta como se sente aliviada ao poder voltar para a rotina que tinha antes da síndrome.

Só queria voltar a enxergar
Mesmo com um acompanhamento médico muito bem feito, essa mãe não sabia o porquê o tratamento não trazia resultados.

Foram várias consultas e exames realizados, porém Romilda não compreendia o motivo do seu corpo continuar rejeitando as córneas.

“Eu descobri a síndrome depois de fazer três transplantes. Eu tinha mais de quarenta anos, na época, a minha médica pediu para eu procurar um reumatologista para descobrir a causa”, conta.

Ela explica que sempre enxergou normal, mas após o primeiro transplante o quadro mudou. Foi quando ela descobriu a síndrome.

“Antes, meus olhos eram normais, eu enxergava normal. No último transplante, deu filamento na córnea, tive que fazer outro com urgência, porque deu perfuração. Foram vários transplantes, várias lutas”, explica.

Após descobrir o que causou esses episódios, ela relata que ficou mais tranquila. “Foi um alívio, pois eu não sabia o porquê do meu organismo rejeitar. Comecei a fazer o tratamento, graças a Deus, consegui controlar e fazer outro transplante. Agora vai dar tudo certo”, comemora.

Alegria para toda família
Essa mãe teve o apoio da família em todos os transplantes de córnea. Só que, como mãe e dona de casa, ela explica que sentia muita falta da rotina, de cuidar do lar e da família.

Quando não estava enxergando, ela conta se sentia mal por não executar as tarefas mais comuns. Leia mais no sonoticiaboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário