O governo da Rússia confirmou na quinta-feira (12/02) que o serviço de mensagens WhatsApp foi totalmente bloqueado em seu território, alegando que a empresa responsável não estava obedecendo à legislação local. As autoridades sugeriram que os cidadãos passem a usar o aplicativo estatal Max, promovido como alternativa nacional. Fonte: Metrópoles
Segundo o Kremlin, a decisão foi “devido à recusa da Meta de seguir a lei russa”, e a medida já entrou em vigor, retirando os domínios do WhatsApp do registro nacional, o que impede o funcionamento normal do app sem o uso de uma VPN.
Críticos argumentam que o Max funciona mais como uma ferramenta de vigilância do que como um serviço de mensagens seguro, embora as autoridades neguem essa caracterização. O WhatsApp, por sua vez, afirmou nas redes sociais que “tentar privar mais de 100 milhões de usuários de comunicação privada e segura é um retrocesso que só pode reduzir a segurança das pessoas na Rússia”.
Além do bloqueio total do WhatsApp, o país já havia imposto restrições a outros serviços, como chamadas em plataformas de mensagens, e a Meta e suas redes sociais enfrentam classificações e limitações dentro da Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário