A Escola Municipal Margarida Pereira, do Bairro Pedro Jerônimo, é destaque no cenário nacional ao avançar para a etapa final de uma seleção nacional promovida pelo Instituto Significare, Bett Brasil e pelo SEBRAE. O certame vai premiar escolas de todo o país, por meio de seus professores, em reconhecimento às práticas educacionais inovadoras e transformadoras.
O Prêmio Educador Transformador é uma união do Prêmio Professor Transformador (Bett Brasil e Instituto Significare) e do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, tendo como objetivo premiar projetos que mobilizam os alunos no dia a dia, transformando ideias em atitudes empreendedoras. Os finalistas e vencedores receberão premiações e reconhecimento nacional.
“Essa notícia é motivo de orgulho, porque a nossa meta é buscar uma educação com qualidade social por entendermos que as demandas educacionais na atualidade exigem que façamos essa correlação dos conteúdos da grade curricular com o contexto de vivência desses alunos. E foi isso que fizemos, tendo como base a educação empreendedora e o desenvolvimento sustentável para o milênio”, destacou o diretor da Escola Margarida Pereira, Érico José dos Santos.
Ele conta que 645 projetos participaram da primeira etapa da seleção e que para a Escola Margarida Pereira, da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, participar os professores Noélio Porto (Matemática), Geníria Almeida (Ciências) e Imarrara Ferreira (Química e Técnica em Gestão Hospitalar) desenvolveram o Projeto Interdisciplinar “Aprendendo Matemática e Ciências com Inclusão Social e Empreendedorismo”.
O público-alvo foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do ano letivo de 2022. O diretor Érico José dos Santos, que é doutorando em Educação pela Universidade do Estado
da Bahia (UNEB), lembrou que a execução do projeto contou com o apoio e incentivo do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística e em Ciências (GPMEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
“Esse projeto foi apresentado inclusive na Feira de Matemática da UESC e a nossa meta é transformá-lo em artigo científico”, reforça o diretor. Já o professor Noélio Porto frisou que a meta foi incentivar os alunos a perceberem na prática as disciplinas Matemática e Ciências, associando os conteúdos estudados com o cotidiano, através do ensino lúdico.
“Aliamos a teoria à prática, utilizando conceitos de Matemática e Ciências e ainda, garantindo inclusão social e geração de renda por meio da fabricação e manipulação de substâncias químicas para fabricação de desinfetante caseiro”, contou Porto.
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