Rua da Nova Conquista, em Ipiaú
Na próxima quinta-feira, 19, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, por intermédio da Ouvidoria Geral, realizará, na Câmara Municipal de Jequié, uma Audiência Pública para debater a garantia dos direitos da população vulnerabilizada pela enchente do Rio das Contas ocorrida recentemente. O rio transbordou após a Chesf ter dado grande vazão nas comportas da Barragem da Pedra.
A audiência terá início às 9 horas e contará com a coordenação da 12ª Defensoria Pública Regional de Jequié, em parceria com a Defensoria Pública da União. Durante a consulta popular serão discutidas as possíveis sugestões para a solução das questões decorrentes do tema em pauta.
Área de Jequié alagada (Foto: Redes Sociais)
Os municípios ribeirinhos do Rio das Contas registraram no período da última semana de 2022 e primeira semana de 2023 a maior cheia da sua história recente. O volume do lago da barragem subiu consideravelmente e todas as comportas foram abertas. No dia do Natal, 25 e dezembro, a vazão passou de 2.000m³ por segundo para 2.400m³/s. Esse aumento gerou inundações de residências e estabelecimentos comerciais, proporcionando grandes prejuízos à população atingida.
A situação foi tão grave que impulsionou o Governo do Estado a mover uma ação judicial para que a Chesf pague os danos causados às famílias que perderam imóveis, móveis e outros bens na inundação. A expectativa é de que participem dessa Audiência Pública, em Jequié, representantes das comunidades atingidas, membros do Ministério Público e das prefeituras municipais, além de vereadores e representantes de clubes de serviço. (Giro/José Américo Castro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário