No recorte dos vulneráveis, a preferência pelo petista atinge 57%. Nesse subgrupo, Bolsonaro tem só 19%
Fotos: Ricardo Stuckert | Ascom/PR
O grau de estabilidade financeira e de renda é um fator importante na hora de escolher em quem votar para presidente neste ano, mostra a mais recente pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, as curvas de intenções de voto do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) se invertem à medida que esses dois quesitos variam.
De acordo com a pesquisa, Lula, que lidera a pesquisa no geral, amplia fortemente sua vantagem ao se levar em conta apenas os chamados eleitores vulneráveis —aqueles de baixa renda e ganho instável. Já Bolsonaro, que mantém um distante segundo lugar na população em geral, assume a liderança no segmento dos entrevistados considerados superseguros —mais ricos e com fonte financeira mais garantida.
No recorte dos vulneráveis, a preferência pelo petista tem um pico, atingindo 57%. Nesse subgrupo, Bolsonaro tem só 19%. A vantagem, nesse que é o mais populoso dos segmentos, é o dobro da obtida na população em geral.
O recorte dos amparados (renda instável, mas mais alta) engloba 18% da população. Os superseguros, faixa do eleitorado que mais destoa em relação ao resultado geral, soma 8% dos entrevistados.
Nesse grupo, além da perda da liderança de Lula, há mais simpatia pelos dois principais candidatos que se colocam como alternativa à polarização. Bolsonaro lidera com 42% das intenções de votos estimuladas, e a candidatura do PT fica com apenas 30%. Ciro Gomes (PDT) vai a 12%, e Simone Tebet (MDB) marca 5%, uma de suas pontuações mais altas entre os diferentes recortes apresentados na pesquisa.
Os dados foram colhidos nos dias 22 e 23 de junho, por meio de 2.556 entrevistas em todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos no universo geral de eleitores. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário