O Congo já registrou 14 surtos de Ebola desde 1976
Foto: Divulgação/OMS
O fim do surto de Ebola foi anunciado nesta segunda-feira (4) pela República Democrática do Congo. Os casos começaram, há menos de três meses, na cidade de Mbandaka, capital da província de Equateur, no Noroeste do país. Este foi o terceiro surto na província desde 2018 e o 14º no país.
Com as experiências no controle da doença, as equipes nacionais de emergência, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros, conseguiram uma resposta rápida logo após a declaração do surto em 23 de abril.
Entre as medidas de combate implementadas, tiveram testes, rastreamento de contatos, prevenção à infecção e controle, tratamento e envolvimento da comunidade. A vacinação foi lançada quatro dias após a declaração do surto.
Ao todo, foram quatro casos confirmados e um caso suspeito – todos morreram. No surto anterior na Província de Equateur, que durou de junho a novembro de 2020, houve 130 casos confirmados e 55 mortes.
Desta vez, 2.104 pessoas foram vacinadas, incluindo 302 contatos e 1.307 trabalhadores da linha de frente.
A República Democrática do Congo já registrou 14 surtos de Ebola desde 1976, seis dos quais ocorreram desde 2018.
A doença, causada por um vírus, afeta humanos e outros primatas, sendo bastante grave e a maior parte das vezes é fatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário