De acordo com a legislação eleitoral, parlamentares tinha até o final de sexta (1) para trocas e filiações visando as eleições de outubro deste ano.
Foto: Paulo Sergio / Câmara dos Deputados
De acordo com levantamento do G1, 23,8% dos deputados federais (122 dos 513 da Câmara) trocaram de partido desde que se iniciou, no último dia 3, o período da chamada “janela partidária”.
Na bancada da Bahia, sete dos 39 deputados federais trocaram de partido, ou seja, cerca de 18%. (veja mais abaixo, a lista de quem trocou). O número fica abaixo do percentual nacional, mas pode crescer porque deputados não têm prazo para informar mudança.
A janela partidária — que se fechou às 23h59 desta sexta-feira (1º) — é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para que — se desejarem — troquem de partido sem o risco de perder o mandato.
Entre os parlamentares baianos que mudaram de legenda, a maior parte deve se candidatar à reeleição para o cargo de deputado federal, a exceção fica com o deputado federal e ex-ministro da Cidadania, João Roma. Ele deixou o Republicanos (PRB) para ser candidato ao governo da Bahia pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.
Confira abaixo os deputados federais da Bahia que trocaram de partido durante a “janela partidária”.
Abilio Santana do PL para o PSC
João Carlos Barcelar deixou o Podemos e foi para o PV
João Roma deixou o Republicanos e foi para o PL
José Rocha deixou o PL e foi para o União Brasil
Marcelo Nilo deixou o PSB
Raimundo Costa deixou o PL e foi para o Podemos
Alex Santana deixou o PDT e foi para Republicanos
Secretários de estado e de Salvador deixam cargos
Três secretários estaduais do governo da Bahia deixaram a gestão de Rui Costa nesta sexta-feira (1) para disputa das eleições deste ano. As exonerações de Jerônimo Rodrigues, da Educação (SEC), de Eures Ribeiro, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), e de Josias Gomes, do Desenvolvimento Rural (SDR), foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a legislação eleitoral, os gestores tiveram até sábado (2) para deixar o cargo. À exceção de quem vai concorrer à reeleição, a lei determina que postulantes devem sair de suas pastas seis meses antes do pleito – que ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro.
Dos três, o único com mandato é Josias Gomes (PT), que retorna à Câmara de Deputados. Ele tentará a reeleição. Já o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Eures Ribeiro, tentará uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Já o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues será o candidato do PT para o governo do Estado.
Além deles, o Diretor-Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Oziel Oliveira (PSD) também deixa o cargo para disputar as eleições. Ex-prefeito de Luis Eduardo Magalhães, ele tentará uma vaga na Câmara de Deputados.
Ainda de acordo com a publicação do Diário Oficial, com a saída de Josias Gomes, o então Chefe de Gabinete Jeandro Laytynher Ribeiro assume a pasta. O mesmo ocorre na Sedur, onde Ananda Teixeira Costa Lage será a nova gestora. Na Educação, o subsecretário Danilo de Melo Souza será o nome chefe da pasta. Conteúdo G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário