Ministério da Justiça informa que foram concedidos 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária
Foto: Reprodução, Presidência da Ucrânia
O Brasil já acolheu 101 ucranianos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o balanço, foram concedidos 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária.
Segundo os dados, quatro ucranianos foram reconhecidos como refugiados no país e outros 37 aguardam resposta ao pedido em andamento.
A concessão de vistos e autorizações de residência humanitária foram facilitadas em março e atendeu às necessidades de ucranianos afetados pelo conflito.
Em relação aos procedimentos, o visto humanitário pode ser solicitado no exterior e permite a entrada no Brasil pelo prazo de 180 dias.
“Para conseguir autorização de residência por acolhida humanitária, é preciso ir em uma Unidade da Polícia Federal em solo brasileiro e solicitar a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRMN)”, explica o ministério, em nota.
Já o refúgio é uma proteção internacional concedida àqueles que sofrem perseguição em seus países de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.
“O requerente pode receber Documento Provisório de Registro Nacional Migratório para identificação no Brasil enquanto estiver em tramitação o processo de refúgio, a ser julgado pelo Comitê Nacional para os Refugiados”, frisa.
O conflito entre Ucrânia e Rússia completa, nesta segunda, 47 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário