> TABOCAS NOTICIAS : Mulheres e recém-nascidos precisam de tratamento de qualidade no período pós-parto, diz OMS

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Mulheres e recém-nascidos precisam de tratamento de qualidade no período pós-parto, diz OMS

Agência da ONU alerta para importância da saúde física e mental nas primeiras semanas após nascimento.

A Organização Mundial da Saúde avisa que as primeiras seis semanas após o nascimento de uma criança são vitais para mães e bebês. Na quarta-feira (30/03/2022), a agência da ONU lançou o primeiro guia de apoio a mulheres e recém-nascidos no período pós-natal.

Os primeiros 45 dias após o parto são cruciais para assegurar a sobrevivência materno-infantil. É também nesse momento que o bebê precisa de apoio para o seu desenvolvimento e a mãe para sua saúde mental.

Mortes
Nesse primeiro instante, a mãe se recupera fisicamente, o que é um passo importante para o bem-estar dela e do bebê.

Em todo o mundo, 3 em cada 10 gestantes e bebês ficam sem o cuidado pós-natal nos primeiros dias após o parto. São nesses dias que a maioria das mortes maternas e de recém-nascidos ocorre.

As consequências físicas e emocionais podem ser arrasadoras, quando não gerenciadas, mas a boa notícia é que tudo isso é tratável com os cuidados acertados para o tempo adequado.

Aleitamento
A OMS lembra que o nascimento de uma criança é um momento que muda a vida e que o cuidado de qualidade deve ser aplicado para fortalecer os dois. Existem a alegria, o amor, a esperança, mas é também um momento de estresse e de ansiedade para muitos.

As seis primeiras semanas da vida de um recém-nascido são fundamentais para formar relacionamentos e estabelecer comportamentos que afetam a vida da criança, a longo prazo, assim como seu desenvolvimento e saúde.

As diretrizes da OMS incluem recomendações para o aleitamento materno e apoio aos pais no cuidado com os bebês. *Com informações da ONU News

Nenhum comentário:

Postar um comentário