> TABOCAS NOTICIAS : PIS/Pasep será pago na poupança digital da Caixa; confira como receber em 2021

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

PIS/Pasep será pago na poupança digital da Caixa; confira como receber em 2021

 Os trabalhadores que têm direito ao PIS 2020/2021 poderão receber o benefício por meio da conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal. 
Desde 8 de dezembro, o banco adota essa forma de pagamento para quem não tem conta corrente ou conta poupança. O abono salarial é destinado ao profissional que trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018 e/ou 2019, e que recebesse, em média, até dois salários mínimos por mês. Além disso, é necessário estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos, e o empregador deve ter informado os dados no sistema governamental.

O valor do abono varia de acordo com o tempo de trabalho, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020). A pessoa que trabalhou o ano todo recebe um salário mínimo. Quem trabalhou apenas um mês, por exemplo, ganha o valor proporcional a 1/12 do salário mínimo, que hoje equivale a R$ 87,08.

Como funciona o depósito na poupança digital?
Os beneficiários não precisam comparecer às agências para solicitar a abertura da poupança digital.
Isso porque o processo é automático e gratuito. O dinheiro pode ser movimentado através do aplicativo Tem Box, disponível para sistemas Android e iOS.

Para quem tem conta na Caixa, os depósitos serão feitos em contas existentes. O recurso pode ser movido com o cartão da conta ou pelo internet banking e aplicativo da Caixa.

Nos casos em que o valor do abono salarial não puder ser pago por meio de contas existentes ou poupança digital, o trabalhador poderá sacar com o Cartão do Cidadão e senha pessoal em casas lotéricas, terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências do banco.

Vale lembrar, no entanto, que o Pasep (destinado a servidores públicos) é pago através do Banco do Brasil.

Calendário do PIS
O pagamento segue o mês de nascimento dos beneficiários do PIS (trabalhadores de empresas privadas) e o número de matrículas no Pasep (servidores públicos).

A Caixa informou que o pagamento do abono para 2019/2020 seguirá o calendário de pagamento do abono salarial para 2020/2021. Em ambos os casos, o valor pode ser sacado até 30 de junho de 2021. Olhe para as datas.

Imagem:Edital Concursos do Brasil
Poupança Social Digital Caixa
A conta foi criada para facilitar o pagamento do auxílio emergencial. No entanto, o governo decidiu ampliar o uso para o recebimento de outros benefícios sociais e previdenciários. 
De acordo com a Caixa, a mudança trará mais controle sobre o dinheiro aos beneficiários já que não serão mais obrigados a sacar o valor total. *redebrasilnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário