> TABOCAS NOTICIAS : 5 milhões já foram vacinados contra Covid em 47 países

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

5 milhões já foram vacinados contra Covid em 47 países

Países que estão vacinando - Foto: Datawrapper / 28/12/2020
As nações mais ricas e desenvolvidas do mundo começaram este mês a vacinação contra a Covid-19 e já conseguiram imunizar 5 milhões de pessoas no mundo. Gente que tomou a primeira dose e pode se considerar livre da Covid-19 – doença que matou 1,778 milhão de pessoas desde o final de 2019 até esta terça, 29.

No total, 47 países já estão vacinando seus cidadãos com imunizantes da Pfizer, Moderna e o Sputnik, entre outras – 8 vacinas foram aprovadas até agora para uso emergencial, ou definitivo.

Essas nações agora começam a fazer planos para a retomada da economia ainda no primeiro semestre de 2020. A China foi o 1º país a começar a vacinação, em julho, com uso emergencial.

De acordo com monitoramento da Universidade de Oxford, portal Our World in Data, e da Universidade Duke, nos EUA, entre os países que já estão distribuindo vacinas para a população estão 27 integrantes da União Europeia, Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Chile, Argentina, China, Emirados Árabes Unidos e Rússia, entre outros.

Brasil
Mas o Brasil, que é a décima economia do mundo, não está no ranking das 40 nações que começaram vacinação. Até agora o governo brasileiro tem apenas “acordos de intenção de compra” de vacinas – com Instituto Butantan/Sinovac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/Biontech.
O presidente Jair Messias Bolsonaro questiona a segurança dos imunizantes e discorda dos chefes dos 47 países do mundo que compraram as vacinas e correram para imunizar a população contra a doença.

“Temos pressa em obter uma vacina, segura, eficaz e com qualidade, fabricada por laboratórios devidamente certificados. Mas a questão da responsabilidade por reações adversas de suas vacinas é um tema de grande impacto, e que precisa ser muito bem esclarecido”, afirma Bolsonaro

Ele também não quer que a vacinação seja obrigatória no Brasil e culpa as farmacêuticas: “tão logo um laboratório apresente seu pedido de uso emergencial, ou registro junto à Anvisa, e esta proceda a sua análise completa e o acolha, a vacina será ofertada a todos e de forma gratuita e não obrigatória”, afirmou Jair Messias Bolsonaro. Mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário