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quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Pesquisa aponta que 9 entre 10 prefeituras baianas usam página na internet

Foto: Reprodução / Badalo
Uma pesquisa do IBGE aponta que 9 em cada 10 cidades baianas tinham página na internet em 2019. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2) e fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2019, que tem como fonte as prefeituras dos 5.570 municípios brasileiros. Mesmo com percentual alto [87,5%], o índice ficou abaixo do alcançado pelo país [97,7%], o que deixou o estado na segunda pior colocação, acima apenas do Amazonas [40,3%].

Segundo o levantamento, no ano passado, 365 dos 417 municípios baianos (87,5% ou quase 9 em cada 10) tinham página oficial da prefeitura na Internet, 3 a mais do que em 2014, último ano pesquisado. Além dos que já tinham website, outros 11 municípios informaram ter páginas em elaboração, o que, somando, dava 90,2% das cidades do estado.

Entre os serviços mais disponíveis nos sites das prefeituras, estavam o Diário Oficial, legislação municipal e finanças públicas (presente em 353 das 365 páginas). Informações sobre licitações (em 339 sites) e serviços informativos do município e notícias (em 304 páginas).

REDES SOCIAIS
Em relação às redes sociais, as prefeituras baianas também mostraram taxa alta de uso. Investigado pela primeira vez em 2019, o uso das redes é praticado por 9 entre 10 prefeituras. O que quer dizer que 372 dos 417 municípios baianos (89,2%) usavam pelo menos um perfil oficial nas plataformas digitais. O estado ficou na 11ª posição entre os 26 estados.

Também nesse ponto, a proporção de cidades baianas nas redes sociais era maior que a do Brasil como um todo (84% ou 4.678 de 5.570). Obtiveram os maiores índices os estados do Rio de Janeiro (95,7%), Ceará (94,0%) e Espírito Santo (93,6%). Piauí (60,7%), Mato Grosso (68,8%) e Maranhão (71%) tinham os menores. A Bahia ficava na 11a posição.

Ainda segundo o IBGE, a rede social mais usada pelas prefeituras baianas foi o Facebook, com 363 informando ter perfil oficial na plataforma. Em seguida, apareceu o Instagram, com 256 prefeituras com perfil, e em terceiro lugar ficava o YouTube, com 87 perfis oficiais de prefeituras no estado. No WhatsApp, a presença das prefeituras do estado foi tímida, 71 municípios informaram ter contas oficiais. No Twitter ainda foi menor, com19 municípios atuavam com conta oficial.

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