> TABOCAS NOTICIAS : Ministério da Saúde faz consulta pública sobre remédio para hipertensão pulmonar

domingo, 29 de dezembro de 2019

Ministério da Saúde faz consulta pública sobre remédio para hipertensão pulmonar

Foto: Reprodução / Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O Ministério da Saúde vai receber até o dia 6 de janeiro, pela internet, contribuições sobre a oferta do medicamento riociguate, destinado ao tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC). Essa é uma das etapas do processo para que o remédio seja incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Agência Brasil, as contribuições podem ser feitas a partir de formulários distintos. O público em geral deve enviar suas contribuições para o sistema por meio do Formulário Experiência ou Opinão. Pessoas da área poderão fazê-lo através do formulário técnico-científico. Todas as contribuições são analisadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). 

Causada pela obstrução das artérias por coágulos sanguíneos, a hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) tem como tratamento não medicamentoso a cirurgia de remoção do trombo. Já o medicamentoso é adotado para os casos em que a cirurgia não possa ser realizada ou para aqueles em que há persistência da doença mesmo após o procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário