Taenia solium - A espécie de verme se desenvolve em porcos e, quando consumida, usa o corpo humano
Foto: Reprodução Hospital da Universidade de Zhejiang
Um chinês de 46 anos foi hospitalizado depois de comer carne de porco mal cozida. Os médicos identificaram 700 ovos de tênia no cérebro dele e atribuíram à preparação errada do alimento ingerido em um caldo.
O homem chegou ao Hospital da Universidade de Zhejiang, no leste da China, com convulsões que se assemelhavam a um quadro de epilepsia. Os médicos responsáveis pelo paciente afirmaram, de acordo com reportagem da revista Galileu, que ele já havia sido hospitalizado antes, com tontura e forte dor de cabeça, mas tinha se recusado a fazer tratamento por não querer gastar dinheiro.
O paciente só procurou novamente os médicos e se submeteu aos exames e ao tratamento pela persistência dos sintomas.
Os médicos analisaram as imagens do cérebro do paciente e perceberam centenas de calcificações e lesões no órgão. Foi identificado que os ovos no cérebro do chinês eram de Taenia solium. A espécie de verme se desenvolve em porcos e, quando consumida, usa o corpo humano como hospedeiro. Além do crescimento dos próprios vermes, a doença pode aparecer como cisticercose, uma infecção larval resultante da ingestão dos ovos desse animal, os cisticercos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário