> TABOCAS NOTICIAS : Judiciário dos EUA se consolida como instituição político-partidária

domingo, 8 de dezembro de 2019

Judiciário dos EUA se consolida como instituição político-partidária

Nesta semana, o Senado dos Estados Unidos aprovou, apenas com votos dos senadores republicanos (menos o voto de uma senadora do partido), a nomeação da advogada conservadora Sarah Pitlyk para o cargo de juíza federal — apesar de um parecer da American Bar Association (ABA) de “não qualificada” para exercer a função. Há longo tempo a ABA avalia a competência de candidatos a juiz federal.

A Suprema Corte dos Estados Unidos
Membros da comunidade jurídica se manifestaram da mesma forma, em cartas aos senadores. A desaprovação generalizada se baseia no argumento de que Sarah Pitlyk nunca participou de um julgamento, nem criminal, nem civil, e sua experiência em contenciosos está próxima de zero.

“A srta. Pitlyk nunca participou de um julgamento, nem mesmo como assistente do advogado principal. Ela nunca inquiriu uma testemunha. Nunca participou de um depoimento, jamais protocolou uma petição em cortes federais ou estaduais, nunca participou da seleção de jurados, não tem qualquer experiência em matérias criminais. Na verdade, ela fez uma defesa, apenas, em um tribunal de recursos”, escreveu em uma das cartas o presidente do Comitê Permanente da ABA, William Hubbard. Leia mais em https://www.conjur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário