> TABOCAS NOTICIAS : Justiça libera 466 presos na Bahia durante saída temporária do Dia dos Pais

domingo, 11 de agosto de 2019

Justiça libera 466 presos na Bahia durante saída temporária do Dia dos Pais

Durante a saída, eles não podem cometer crimes, frequentar bares, festas e devem permanecer em casa durante a noite.
A saída temporária do Dia dos Pais beneficiou 466 presos na Bahia. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a unidade prisional em que a Justiça mais concedeu o indulto para este Dia dos Pais foi o Conjunto Penal de Itabuna, com 166 liberações temporárias de presos, seguido do Conjunto Penal de Feira de Santana, com 68 saídas, e do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, com 54 presos liberados durante o feriado. Já nos Conjuntos Penais de Jequié e Vitória da Conquista, nenhum condenado conseguiu o benefício da saída temporária.

A liberação dos presos começou, na segunda-feira (5), a partir das 9h e segue até este sábado (10). Durante a saída, eles não podem cometer crimes, frequentar bares, festas e devem permanecer em casa durante a noite.

Previsto na lei
O indulto do Dia dos Pais é previsto na Lei 7.210/87, de Execução Penal (LEP), que prevê o direito à “saidinha” para presos na véspera de determinadas datas comemorativas. É um benefício concedido pela Justiça para presos que cumprem pena no regime semiaberto, apresentam bom comportamento, são réus primários e que já tenham cumprido 1/6 da pena. Já presos reincidentes precisam ter cumprido 2/5 da condenação.

Ao final do prazo da saída temporária, o detento deve retornar para a unidade prisional para terminar de cumprir a pena. Caso o retorno do preso não ocorra até o prazo estipulado pela Justiça, eles serão considerados foragidos e a polícia será acionada para recapturá-lo. De acordo com a Seap, em 2018 foram concedidas 3665 saídas temporárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário