Redução é de 40% em relação aos valores atuais; aplicativo oficial com as novas regras da CNH foi lançado nesta terça (9)
Condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para tirar a CNH. | Lidiana Cuiabano/Detran-MT

SBT News
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, exames médicos e psicológicos para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão custo máximo de R$ 180, uma redução de 40% em relação aos valores atuais (R$ 300). O aplicativo "CNH do Brasil", que oficializa as novas regras para obter a CNH no país, foi lançado nesta terça-feira (9).
Cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem ter CNH, conforme o governo federal. O cenário se deve ao alto valor para obter o documento, além da burocracia. Com o fim da autoescola obrigatória, a previsão é que o custo reduza até 80% e, consequentemente, o número de condutores sem documentação também diminua.
O governo também anunciou a medida provisória do bom condutor, que vai renovar automaticamente a CNH do motorista que não levar ponto na carteira e não cometer infração de trânsito. Assim, os condutores contemplados não vão precisar ir ao Detran nem pagar novas taxas de exame.
Veja as principais mudanças aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
1. Curso teórico gratuito e 100% digital
O ministério disponibilizará todo o conteúdo teórico online, sem custo para o candidato. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
2. Aulas práticas terão carga mínima de apenas 2 horas
Hoje o candidato precisa cumprir 20 horas-aula práticas antes do exame. Com a nova regra, o número cai para apenas 2 horas mínimas.
3. Autoescola vira opcional
As autoescolas continuam existindo, mas não serão mais o caminho obrigatório. Quem quiser poderá contratar aulas pagas, mas isso será uma escolha, não mais uma regra.
O futuro motorista poderá escolher como quer aprender:
Autoescolas tradicionais;
Instrutores autônomos credenciados pelos Detrans;
Preparação personalizada conforme suas necessidades.
O objetivo é dar liberdade para o candidato montar seu próprio plano de aprendizagem — pagando menos e com mais flexibilidade. Mais no sbtnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário