> TABOCAS NOTICIAS : Lira diz na ACSP que governo ainda não tem base para aprovar reformas

segunda-feira, 6 de março de 2023

Lira diz na ACSP que governo ainda não tem base para aprovar reformas

Presidente da Câmara anunciou anteriormente que pretende levar as mudanças tributárias ao plenário em maio
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (6), em encontro na Associação Comercial de São Paulo, que o governo do presidente Lula não tem ainda votos suficientes para votar reformas econômicas. O parlamentar fez as declarações em encontro do Conselho Político e Social da entidade. Lira avaliou que a gestão atual não terá facilidade para aprovar “a tão falada, tão difícil e tão angustiante” reforma tributária.

“Temos um governo que foi eleito por uma margem de votos mínima e que precisa entender que temos um Banco Central independente, agências reguladoras, Lei das Estatais e um Congresso com atribuições mais amplas”, cutucou o político do PP, que, apesar de ter integrado a base de sustentação da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mantém diálogo com o governo atual.

Arthur Lira não descarta que o Legislativo trate da desoneração da folha de pagamento. A equipe econômica do governo Lula quer incluir este tópico na segunda fase da reforma tributária, que trata sobre o Imposto de Renda. Neste primeiro momento – cujo texto Lira pretende levar ao plenário em maio -, os parlamentares vão se debruçar na unificação da tributação sobre o consumo.

“Vamos perseguir a reforma possível na matéria tributária”, descreveu Lira. “A gente vai ter que caminhar devagarinho. Ninguém vai chegar na reforma ideal”. Para o presidente da Câmara, antes disso o governo precisa se estabilizar internamente e organizar uma base com força suficiente para avançar em matérias constitucionais. Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário