A intenção do processo é manter Celina à frente do governo
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Os Progressistas, grupo político da governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão, estão desenvolvendo uma estratégia para abrir um processo de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A intenção do processo é manter Celina à frente do governo. bahia.ba/politica
Aliados da gestora interina, dizem que os atos antidemocráticos registrados na tarde de domingo (8), nas sedes dos três Poderes – Palácio Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, enfraqueceram Ibaneis e que ele pode perder aliados após o caso.
Por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, Ibaneis foi afastado por 90 dias, após o magistrado apontar omissão do gestor estadual nas invasões bolsonaristas.
Impeachment
O impeachment de Ibaneis, no entanto, depende da Câmara Legislativa do Distrito Federal e precisa ser despachado pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), aliado de Ibaneis, antes de ser submetido à tramitação em comissões e no plenário.
Aliados de Celina ainda calculam que a governadora interina tem pelo menos seis votos para apoiar um pedido de impeachment contra o governador na Casa, entre os 24 deputados. O cálculo não inclui a oposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário