Bolsonaro está nos EUA com um visto de chefe de Estado caduco e sua condição diplomática está em discussão no país
Foto: Reprodução / redes sociais
A permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos pode estar sob ameaça, pelo menos na condição diplomática atual. Na Flórida desde dezembro, Bolsonaro não poderá mais se utilizar do visto de chefe de Estado que usou para entrar no país.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, se Bolsonaro não procurar o governo americano em até 30 dias para mudar a categoria do visto que o autoriza permanecer em solo americano, como um visto de turista, fica em situação irregular e pode ser até deportado para o Brasil.
Ned Price não falou especificamente de Bolsonaro, mas de qualquer cidadão nos Estados Unidos em uma condição semelhante à do ex-presidente, uma vez que a situação dos vistos de indivíduos é uma informação confidencial.
“De forma geral, se alguém entra nos EUA com um visto A, que é essencialmente um visto diplomático para diplomatas estrangeiros ou chefes de Estado, se um portador de um visto A não está mais envolvido em assuntos oficiais relacionados aos seus governos, cabe ao portador do visto sair dos EUA ou pedir uma mudança de outro tipo de autorização migratória em até 30 dias”, disse.
“Se não tem motivo para estar nos Estados Unidos, qualquer indivíduo está sujeito a ser retirado pelo Departamento de Segurança Interna.”
A presença de Bolsonaro no país se tornou alvo de pressão de parlamentares democratas devido ao ataque à democracia empreendido por apoiadores em Brasília neste domingo (8). Deputados americanos pretendem se reunir nesta semana para discutir um pedido de deportação do ex-presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário