O robô é capaz de ouvir e responder perguntas e de se movimentar por comando de voz.
Foto: Divulgação
O professor Joel Ramos, de Petrópolis (RJ), desenvolveu um robô que poderá prever tragédias climáticas – como as chuvas intensas de fevereiro na própria cidade, que deixaram rastros de destruição – para que governo e moradores possam se prevenir. Com informações da Isto É
A inteligência artificial foi batizada de 14 Bis, mesmo nome do avião de Santos Dumont.
“Este autômato, ainda em fase de testes, tem condições de evoluir para uma unidade capaz de servir como base meteorológica, acompanhar as condições do clima, do solo e, com as devidas adaptações físicas, ser utilizado para analisar até mesmo o calor embaixo da terra e, consequentemente, para o salvamento de pessoas soterradas, por exemplo”, afirmou o professor. Por Jéssica Souza / SNB
Criação do robô
A inteligência artificial foi batizada de 14 Bis. Foto: Divulgação
Professor da Escola Técnica para Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj), Joel montou a 14 Bis a partir de peças recicláveis e de motores comprados pela internet.
E olha que demais: a máquina é capaz de ouvir e responder perguntas e de se movimentar por comando de voz.
Robô está sendo “treinado”
Agora, a segunda fase de desenvolvimento do 14 Bis é o preparo para que o robô possa prever e prevenir tragédias naturais a partir de análises de superfícies.
Ele também pode ser utilizado para replantio de áreas desmatadas, uma interação tecnológica única no Brasil. Viva! Que o 14 Bis possa salvar muitas vidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário