Desde o início da guerra na Ucrânia o grupo declarou guerra cibernética contra o governo russo
Foto: Reprodução/Twitter
Como parte das operações contra a invasão russa na Ucrânia, o grupo de hackers Anonymous publicou, nesta sexta-feira (11), um banco de dados com 363 mil arquivos da Roskomnadzor, agência russa responsável pela regulação da mídia no país e considerada uma das principais armas de comunicação do presidente Vladimir Putin. bahia.ba/mundo
“Anonymous violou e vazou com sucesso o banco de dados da Roskomnadzor, a agência executiva federal russa responsável pelo monitoramento, controle e censura russa da mídia de massa, liberando ao público mais de 360 mil arquivos”, escreveu o grupo no Twitter.
Desde o início da guerra na Ucrânia o grupo declarou guerra cibernética contra o governo russo.
Ao todo foram 526GB de arquivos vazados, divididos em dois blocos, em um total de 43,5 mil diretórios com informações pertencentes a atos do ministério, informações do setor de recursos humanos e pesquisas relacionadas à mídia e tecnologias de comunicação usadas na Rússia.
Entre os dados há a possibilidade de que tenham também dados pessoais de servidores e integrantes do governo.
Como o vazamento é recente, fontes especializadas ainda não foram capazes de estimar exatamente o que está presente no banco de dados e, principalmente, as revelações que ele pode conter. Informações preliminares, entretanto, indicam que o volume é recente, contendo documentos que datam até o último final de semana, e também inclui muitos arquivos relacionados a anexos de e-mail, que podem indicar o envolvimento em campanhas de phishing ou disseminação de malwares. Por isso mesmo, a recomendação é de cuidado no download e manipulação dos documentos.
Entre ações da agência estão a limitação do acesso ao Instagram na Rússia e os bloqueios totais do Facebook e Twitter no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário