> TABOCAS NOTICIAS : 30/03 - Dia Mundial do Transtorno Bipolar

terça-feira, 29 de março de 2022

30/03 - Dia Mundial do Transtorno Bipolar

Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Especialista Traz Informações Sobre a Doença.
O aniversário do pintor holandês Vincent Van Gogh, 30 de março, foi a data escolhida no mundo para lembrar de um problema que afeta, segundo a OMS, 140 milhões de pessoas no planeta: O transtorno bipolar.

Van Gogh foi diagnosticado como provável portador do transtorno bipolar depois da morte dele. O transtorno bipolar é uma condição de saúde mental que causa mudanças extremas no humor e nos níveis de energia de uma pessoa. Embora todos experimentem altos e baixos em suas vidas, no caso dos portadores desse transtorno há mudanças graves no humor e no comportamento característicos que podem afetar seriamente a vida e o funcionamento diário de uma pessoa.

A psicóloga, com pós-graduação em neurociência, e CEO da Eleve Consulting Shana Wajntraub, explica que as pessoas leigas costumam considerar quem tem transtorno bipolar como alguém instável, frágil, louco e grosseiro. “Na verdade são pessoas que têm um transtorno de humor sério que precisa de acompanhamento médico e terapêutico. Esse distúrbio quando não é tratado pode causar sérios danos ao paciente e aos familiares. O transtorno bipolar é um problema que pode ser controlado ao ponto do portador conseguir levar uma vida saudável e equilibrada.”

Os sintomas comuns de um episódio maníaco incluem três ou mais dos seguintes sintomas: anormalmente otimista, nervoso, aumento da atividade, energia ou agitação, sensação exagerada de bem-estar e autoconfiança que chega a euforia. Diminuição de sono, conversa incomum, devaneios, distração e tomadas de decisões de forma impulsiva. Já os episódios depressivos mais graves incluem: insônia ou hipersonia, choro inexplicável ou incontrolável, fadiga severa, perda de interesse em atividades que a pessoa normalmente gosta, pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

Segundo a psicóloga, pós-graduada em neurociência, Shana CEO da eleve consulting, a pessoa com transtorno bipolar sabendo que tem essa condição e que vai enfrentar esses picos precisa de um autocuidado redobrado. “A pessoa já enfrenta um quadro com alterações químicas relevantes no cérebro, que podem impactar demasiadamente a percepção, as emoções e o comportamento do indivíduo. Então quanto mais ela entender a condição que lhe afeta, e também se conhecer, tanto ela como as pessoas de seu convívio entenderão mais e saberão como lidar com esses episódios.” conclui Shana.

O objetivo do dia mundial do transtorno bipolar é chamar a atenção para o transtorno de comportamento, na busca de eliminar o estigma social e levar informação à população, educando e sensibilizando para a doença, que representa um desafio significativo para pacientes, profissionais de saúde, familiares e comunidade.

Mais Sobre Shana Eleve:
Shana Wajntraub é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM. Palestrou no CBTD em 2020e 2021e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, vivo, Amil, Magazine luiza, Camil..
@shana.eleve

Nenhum comentário:

Postar um comentário