> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Santa Casa acerta últimos detalhes do Novo Hospital S. Lucas

quinta-feira, 31 de março de 2022

ITABUNA-BA: Santa Casa acerta últimos detalhes do Novo Hospital S. Lucas

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna deu mais um passo importante para ampliar os serviços de saúde no interior da Bahia. Na terça-feira (29), o vice-provedor Peter Deviris e o primeiro tesoureiro André Wermann discutiram com os arquitetos Dóris Villas Boas e Marcos Jucá, da empresa Conexão Projetos, em Salvador, os últimos detalhes do projeto do novo Hospital São Lucas, que até o final deste ano será reaberto para o atendimento ao público. 
O novo hospital São Lucas ganhará um prédio moderno de 8.400m2 quadrados no bairro Santo Antônio. 
Isso significa que será muito maior que a antiga unidade hospitalar, que possuía 3.400 metros quadrados construídos. “Portanto, será um hospital muito maior, com equipe de profissionais de saúde de primeira linha”, reforça o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece. 
Ele acrescenta que, além de mais serviços de saúde ofertados pelo SUS, a implantação da unidade hospitalar representará também geração empregos e renda. Serão criados mais de 500 postos de trabalho diretos, que representam mais dinheiro circulando na economia da cidade e mais pessoas com uma fonte de renda garantida. 
Quando estiver funcionando com 100% da capacidade, o novo Hospital São Lucas ofertará mais de 100 leitos para atendimento de média e alta complexidade. 
Do total, o hospital disponibilizará 10 vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um centro cirúrgico com 4 salas e cinco leitos de recuperação pós anestésica. 
Além de uma Unidade de Hemodiálise com capacidade para atendimento de 50 pacientes simultâneos e centro de imagenologia. 
O coordenador Administrativo do Projeto do São Lucas, Danilo Itaparica, explica que em abril o projeto do novo hospital será submetido à análise da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) da Secretaria de Saúde da Bahia. “A nossa expectativa é que as obras de reforma e ampliação do hospital sejam inciadas assim que o projeto for autorizado pela Divisa”. 
Danilo adianta que no ambulatório de imagenologia do novo São Lucas serão realizados exames de eletrocardiograma, holter, tomografia computadorizada, endoscopia alta e baixa, dentre outros. “Todos os serviços na nova unidade serão ofertados pelo SUS”, diz Itaparica. 
O provedor Francisco Valdece ressalta que a Santa Casa de Itabuna conta com o apoio do deputado federal Paulo Magalhães, que disponibilizou recursos por meio de emendas parlamentares para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível, logo após aprovação da Divisa. "O novo hospital será uma grande conquista para Itabuna e todo o sul da Bahia finaliza", o provedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário