Um convênio assinado entre a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) e a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na tarde de terça-feira, dia 29, vai viabilizar a implantação, o desenvolvimento, manutenção e aumento de vagas do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
No mesmo ato, representantes da instituição de ensino superior e da FASI firmaram ainda um termo de compromisso visando à conversão e certificação da referida unidade hospitalar em Hospital de Ensino junto ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a presidente da FASI, Fernanda Cândida Ludgero, o convênio e o termo de compromisso são avanços significativos para que o Hospital de Base seja reconhecido, de fato e de direito, como referência em Hospital de Ensino na área de saúde.
Fernanda destaca ainda que, a parceria com a Faculdade Santa Agostinho, que está sendo ampliada, também impactará positivamente na melhoria da capacidade técnica e na qualidade do atendimento prestado à população pela unidade hospitalar.
“A ampliação da Residência Médica em Cirurgia Geral e Clínica Médica e a conversão e certificação trará ganhos expressivos aumentando o número de médicos para atendimento da população de mais de dois milhões de habitantes do Sul e Extremo Sul da Bahia que buscam atendimento no Hospital de Base, que é referência urgência e emergência clínicas e traumas” pontuou Fernanda.
O diretor-geral da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, Luciano de Oliveira Tourinho, ressaltou que, para além de ampliar o campo de estágio supervisionado para os alunos de Medicina, o convênio e o termo de cooperação técnica preveem ainda investimentos na implantação de um novo centro cirúrgico e sala de estudos, com equipamentos de última geração, bem como a concessão de matérias e insumos para o Hospital.
“Como participante do Programa Mais Médicos, desenvolvido pelo Governo Federal, a Faculdade Santo Agostinho vem assumindo compromissos para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde pública de Itabuna e outros municípios da região. A partir de agora, estaremos empenhados e atuando conjuntamente com a FASI, oferecendo assistência técnica e jurídica, no sentido de alcançarmos a certificação do Hospital de Base como Hospital Escola”, elucidou.
A coordenadora do curso de Medicina da FASA, professora doutora Mércia Alves Margotto, destacou os ganhos que serão gerados no contexto da ampliação e melhoria da qualidade do atendimento no Hospital de Base, a partir do reconhecimento da unidade como Hospital Escola.
“A partir do momento que for certificado, já que será inserido nos programas desenvolvidos pelo MEC que asseguram verbas e investimentos do Governo Federal para a melhoria das instalações físicas e capacitação do corpo clínico e administrativo, impactando na melhoria da qualidade do atendimento e capacidade resolutiva”, arrematou a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário