Tenha muito cuidado com o novo golpe do pecúlio praticado em aposentados do INSS. Um novo golpe está fazendo várias vítimas do INSS, como aposentados e pensionistas. Isso porque o pecúlio era um benefício pago somente quando o aposentado parava de trabalhar.
O valor, no entanto, correspondia à soma das contribuições previdenciárias efetuadas depois da aposentadoria e reajustadas com base no índice de correção da caderneta de poupança no primeiro dia útil de cada mês. Entretanto, mesmo que tenha sido extinto, o pecúlio ainda é devido para alguns segurados que tenham se aposentado e contribuído até a data limite, podendo ser requerido. Em casos de mortes ou invalidez, ele pode ser requerido por um dependente ou sucessor do contribuinte.
Como funciona o golpe do pecúlio
O golpe é feito através de uma carta enviada para as vítimas e que contém um timbre falso do Tribunal de Justiça Estadual, que informa que ela têm um saldo a receber das carteiras de pecúlio. A correspondência diz que os segurados têm o direito a reaver as contribuições feitas. Contudo, para se resgatar este valor, é preciso que o aposentados ou pensionita do INSS faça um depósito antecipado, que seria para supostas custas judiciais.
Os envelopes são postados em São Paulo/SP e expedidos para vários estados do Brasil. A carta é como se fosse uma notificação judicial, assinada por diretor financeiro ou jurídico, monstrando que o beneficiário tem crédito a receber e as custas de uma ação indenizatória referente a pecúlio e previdência. Além disso, para dar mais credibilidade, é fornecido um número de telefone, atribuindo ao Tribunal de Justiça e um número de ofício.
Os golpistas se identificam como membros da justiça e ainda informam os valores a serem resgatados pela vítima. Os estelionatários atendem aos telefonemas tentando passar credibilidade e convencem pressionando quanto a vencimentos e prazos esgotados.
Quando as vítimas são convencidas, elas são incitadas a realizar o pagamento das supostas custas. Como se não bastasse isso, os golpistas ainda não satisfeitos ligam novamente para os aposentados falando sobre correções e diferenças nos cálculos. Ou seja, apresentam novos valores e solicitam outro pagamento. Existem depósitos que se aproximam de R$ 10 mil.
Considerações Finais
Portanto, fique atento para não cair em mais um desses golpes praticados em aposentados ou pensionistas do INSS. Para saber mais detalhes sobre o pecúlio, que já foi extinto,, entre no site do INSS e se informe. SEUCREDITODIGITAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário