Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O Departamento de Polícia Legislativa da Câmara alertou nos gabinetes que vários parlamentares já foram alvos de tentativas de estelionato, envolvendo falsos convites para festas e outros eventos.
É algo que tem acontecido também nos escritórios dos deputados nos estados, não só no de Brasília. “Sob diferentes pretexto, os fraudadores solicitam às vítimas que cliquem em links maliciosos ou forneçam códigos enviados a seus celulares, a partir dos quais buscam ter acesso à conts de whatsapp vinculada ao aparelho e passam a solicitar transferências bancárias à lista de contatos em nome da vítima”, diz o alerta do Depol enviado aos gabinetes.
O ex-deputado Alberto Fraga, do Distrito Federal, foi vítima de algo parecido. A polícia da Câmara orienta que não seja realizada qualquer transação bancária e que ninguém clique em links recebidos via mensagens de texto.
E nem forneçam a terceiros códigos recebidos no celular. De acordo coma Veja, a dica para evitar a fraude é que, em seu WhatsApp, a pessoa habilite a opção de “verificação em duas etapas” na configurações do aplicativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário