“Quais são os maiores problemas enfrentados pelos usuários ao adentrarem um táxi em Itabuna?” Com base nessa pergunta, a Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran realiza, nessa semana, um curso de capacitação para taxistas. Com uma linguagem direta, simples e objetiva, o curso baseia-se nos resultados de uma pesquisa com 100 usuários realizada na cidade nos dois primeiros meses do ano. O curso se iniciou na segunda-feira e se encerra hoje. A expectativa da Settran é a de que a capacitação atinja, na totalidade, os cerca de 650 profissionais que atuam em Itabuna. “Esse curso tem os seus objetivos muito bem definidos. Queremos orientar e aprimorar o atendimento dos profissionais em relação aos usuários, abordando temas como Segurança, Higiene e Cortesia no Atendimento. Outro aspecto importante desta capacitação é justamente ratificar junto aos profissionais algumas premissas sobre a qualidade do serviço prestado”, esclareceu Elessandra Bispo, coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação para o Trânsito da Settran. O curso está sendo ministrado no auditório da Escola Municipal de Trânsito – Emtran, localizada na sede da SETTRAN,
no bairro Lomanto. Durante o curso, Elessandra esclarece alguns dos resultados apresentados, tais quais os erros mais frequentes cometidos pelos profissionais (o não uso do cinto de segurança, por exemplo) e quais as exigências feitas por quem utiliza o serviço (higienização dos veículos é uma das mais frequentes). Pelos dados, das 100 pessoas que foram entrevistadas, 72 afirmaram que é comum se esquecerem de colocar o cinto de segurança. Quase sempre isso acontece por falta de orientação dos motoristas. Outro apontamento importante é o de que muitos usuários se irritam quando o motorista faz o uso do celular e dirige ao mesmo tempo, prática que, além de ser proibida no Brasil, acarreta multa para o condutor e pontos na carteira de habilitação. Taxista há cinco anos, Reginaldo Ferreira de Sousa disse que “é muito importante participar de cursos como esses que tratam de assuntos do cotidiano do taxista. Através da palestra, vamos nos qualificando para melhor atender o cliente sempre com segurança”. O curso tem uma duração de uma hora e meia e é obrigatório no processo de renovação dos alvarás. O dia e a hora em que cada profissional passará pela capacitação é agendado na própria Settran, logo após o veículo ser vistoriado. O levantamento feito pela Settran fez com que a capacitação tivesse um momento muito positivo de descontração, entretenimento e reflexão.
Os próprios servidores da secretaria encenam uma peça de teatro em que se observam as caricaturas do motorista descortês e do motorista gentil. A linguagem teatral foi escolhida justamente pela capacidade que possui de chegar mais diretamente ao olhar do profissional. Na encenação, reconhece-se, pois, que o taxista ideal é aquele que é gentil, atento para as normas de segurança no trânsito, é gentil com os pedestres, respeita a sinalização, não se locomove em alta velocidade, não atende ao celular enquanto dirige, se preocupa com a limpeza do veículo, é educado, ajuda o passageiro quando este carrega uma bagagem muito pesada, oferece alguns serviços que tornam a corrida mais confortável (música ambiente ao gosto do cliente e o uso do ar condicionado, por exemplo), além, obviamente, do tradicional desconto no valor da corrida, sempre que isso for possível. “Em tempos de competitividade, oferecer esse tipo de feedback para os taxistas de Itabuna contribuirá para a prestação de um serviço que realmente esteja dentro daquilo que é o real desejo de quem precisa de um táxi”, explicou Jorge Teles, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran.
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