A General Motors anunciou o desenvolvimento de um sistema de faróis que acompanha os olhos do motorista. Dessa forma, o feixe de luz aponta apenas para onde o condutor do veículo estiver olhando.
Um motorista olha para frente a maior parte do tempo. Por isso, os faróis de um carro são apontados nessa direção. Mas existem algumas situações nas quais seria melhor que os faróis estivessem apontados para outros lugares. Como na aproximação a um cruzamento, quando o condutor precisa olhar para os dois lados rapidamente, ou em curvas fechadas nas estradas.
Alguns carros atuais já são equipados com faróis adaptativos, nos quais a distribuição da luz adapta-se automaticamente à velocidade e depende do ângulo do volante. O sistema da GM, ao invés de simplesmente seguir a estrada, consegue se mover nos eixos horizontal e vertical, apontando o feixe de luz em direções específicas.
Para entender onde deve apontar, o aparelho usa um sistema de câmeras infravermelhas instaladas na cabine e apontadas para o rosto do condutor. As câmeras acompanham constantemente as pupilas do motorista, atualizando a direção dos faróis a uma taxa de 50 vezes por segundo.
A montadora garante que o sistema se adapta-se facilmente a qualquer pessoa que esteja atrás do volante, sem que seja necessário calibrar o sistema.
Sabendo que alguns motoristas se distraem, o sistema de faróis da GM inclui um algoritmo que impede que o farol mude de direção bruscamente (quando o motorista olhar seu telefone, por exemplo).
Chamado pela GM de "o sistema de iluminação do futuro", os faróis não devem aparecer tão cedo nos carros da marca. Nos próximos 18 meses, a marca Opel/Vauxhall (que representam a montadora na Europa e Reino Unido) irão lançar carros com faróis móveis, mas sem o rastreamento dos olhos do motorista. A empresa espera lançar o sistema completo em até três anos. Fonte: Com informações da Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário