A retomada da gestão plena da saúde foi defendida pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e pelo deputado estadual Augusto Castro, do PSDB. Nesta quinta-feira, 03, o parlamentar formalizou a doação de uma ambulância à Maternidade Ester Gomes, a única de Itabuna que atende somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maternidade enfrenta sérias dificuldades desde a perda da gestão plena da saúde pelo município, em 2008.
Para Azevedo, a solução da crise da saúde passa pela retomada da gestão plena, o que, segundo ele, exige “uma grande mobilização de forças da sociedade civil em defesa de Itabuna”. O prefeito voltou a ressaltar que, somente depois de esgotadas todas as alternativas de negociação com a Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde, o governo municipal ingressou com ação na Justiça Federal para reaver a plena.
Augusto Castro defendeu uma “integração de ações entre os parlamentares que representam Itabuna, governo municipal e a sociedade civil, buscando solucionar os problemas da comunidade, “Eu estou procurando fazer a minha parte, dando a minha contribuição neste processo”. Para o deputado, “os problemas enfrentados pelo SUS em Itabuna deixam claro que o retorno da gestão plena é necessário”.
Compareceram à entrega da ambulância secretários municipais, dirigentes da Emasa, Fundação de Cultura e Fundação Marimbeta, os vereadores Rose Castro e Raimundo Pólvora, os presidentes do DEM, Maria Alice Araújo Pereira; do PSDB, José Adervan Oliveira; e do PMN, Haroldo Wenceslau, além de representantes da sociedade civil organizada.Texto: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário