> TABOCAS NOTICIAS : Veja a melhor maneira de aproveitar seu 13° salário

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Veja a melhor maneira de aproveitar seu 13° salário

Quem não tem dívida deve fazer umas continhas antes de sair gastando a grana extra. Lembre-se de que o mês de janeiro, ao contrário de dezembro, é marcado por despesas pesadas, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar.
Planejamento feito e dívidas quitadas, você poderá tranquilamente optar entre gastar o que sobrou ou investir. O dinheiro pode fortalecer algum de seus investimentos já existentes ou diversificar sua carteira.
Uma das opções, bastante anunciada pelos bancos no final do ano, são os planos de previdência privada do tipo PGBL. Este modelo permite que o investidor deduza as contribuições feitas ao plano até 31 de dezembro do Imposto de Renda 2012, respeitando-se o limite de até 12% de sua renda bruta anual tributável. Caso você ainda não tenha um plano de previdência, no entanto, não entre em um apenas para aproveitar o desconto. Planos de previdência são uma boa opção de investimento para quem pensa no longo prazo. Para quem provavelmente irá resgatar o dinheiro nos próximos anos, muito frequentemente eles saem mais caros do que os habituais fundos de investimento.
O Tesouro Direto, programa do governo federal para a venda de títulos do Tesouro para pessoas físicas, também pode ser uma boa opção. Além de oferecer papéis seguros, as taxas de administração, quando cobradas, costumam ser inferiores às arrecadadas pelos bancos nos fundos de investimento.
Se você não precisa do dinheiro no curto praz, pode ser um pouco mais ousado e comprar ações, um investimento que no longo prazo costuma ser lucrativo, mas que no curto implica em grandes riscos de perdas. A revista americana “Forbes” consultou especialistas para apontar quais são atualmente as melhores apostas na bolsa brasileira. Vale a pena dar uma olhada. Além, é claro, de prestar atenção ao cenário econômico. Infelizmente, nada promissor no momento.Fonte http://colunas.epocanegocios.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário