Nem mesmo as chuvas intensas que caíram no final de semana conseguiram atrapalhar o sucesso do I Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras (Festibandasul), evento incluído calendário turístico de Itabuna e que reuniu oito bandas da região, além de atrair um grande público que se concentrou na Avenida Firmino Alves, no centro da cidade, na tarde do ultimo domingo (27).O primeiro lugar no grupo A Musical ficou com a Faite, de Itacaré e na categoria B Musical, com a banda Famuj, de Jussari. Na classificação de Grupo Marcial, o destaque ficou para a Banda Marcial Tigres de Belmonte (Bantibe). Já a Banda Marcial Falcões Independentes, do Imeam, não competiu e fez uma exibição especial para os visitantes como anfitriã da festa.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, destaca a importância cultural do evento que foi incluído no calendário itabunense e que visa ao mesmo tempo estimular o lazer da população, com a valorização da música e da evolução de cada banda, além de promover a realização de negócios para o comércio formal e informal.
Ele explica que o projeto mobilizou a Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Indústria e Comércio, de Educação, Administração, Transporte e Trânsito e Saúde, que ofereceram toda infraestrutura para a realização do evento, com iluminação, palanque, sonorização e serviços diversos.
Como um dos coordenadores da Festibandasul, o regente da Banda Falcões Independentes, Vilobaldo da Conceição, explica que o evento, que teve a participação de oito bandas do Sul e Extremo Sul da Bahia, mesmo com as chuvas teve uma participação do público acima das expectativas projetadas.
O regente ressaltou o alto nível das bandas e citou o exemplo da Fanfarra de Jussari, que participou com destaque da sua primeira competição oficial, com uma excelente exibição. As bandas foram julgadas segundo o critério musical, que leva em conta música e execução, bem como diversos critérios de apresentação, o que inclui, desfile, marcha e evoluções.
Entre os participantes do Festibandasul estavam os Guerreiros do Sol, de Ilhéus; Asmugi, de Gongogi; Somuceo, de Buerarema: Famuj, de Jussari; Famucan, de Camacan; Faita, de Itacaré e Bantibe, de Belmonte. Os Falcões, com seu uniforme azul escuro e vermelho, se apresentaram com 90 integrantes, que fizeram uma exibição especial sem participar da competição. Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário