Nem mesmo as chuvas constantes que têm caído nos últimos dias conseguiram atrasar o cronograma das obras do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado e da rotatória de acesso de Ferradas para a BR-101, com pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação e paisagismo, um trabalho que mobiliza 70 homens da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Empresa Municipal de Águas e Saneamento. A inauguração está programada para 30 de novembro, abrindo a programação do centenário de Jorge Amado.
O mestre de obras Robson Laranjeira explica que as obras da Casa de Jorge Amado continuam em ritmo acelerado com a etapa de reboco das paredes internas, colocação de telhado e do piso. A obra contempla um espaço para recepção de turistas e visitantes, um pequeno museu com fotos e objetos do escritor nascido em Ferradas, biblioteca e cozinha estilizada.
A obra, que vem sendo executada por trabalhadores em sua maioria contratados na comunidade de Ferradas, inclui ainda um teatro e auditório num galpão anexo, com 60 lugares e espaço para deficientes: “O projeto prevê ainda a urbanização e pavimentação da praça em frente ao imóvel onde nasceu o escritor itabunense, que teve a sua estrutura preservada, além da pintura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e de duas casas vizinhas, preservando uma árvore de Pau Brasil em crescimento”.
O topógrafo Joselito Alves explica que as obras da rotatória prosseguem de acordo com o cronograma da Prefeitura apesar das chuvas intensas nos últimos dias. Ressalta ainda, que o passeio está em fase de conclusão e o projeto de iluminação prevê a implantação de 16 postes no acesso da BR 415 à praça da Igreja, além de uma torre central nas margens da rodovia que liga Itabuna e a Ibicaraí. Já a pista de rolamento tem 9,5 metros de largura e será inteiramente asfaltada.
O gerente de saneamento da Emasa, Ailson Souza destaca que as obras visam preparar Ferradas para os festejos do centenário de Jorge Amado, um escritor que revelou Itabuna e a região cacaueira para o mundo, através de um trabalho em conjunto com a Sedur, que elaborou o projeto e investe na urbanização do acesso entre a área urbana e a BR-101.Texto: Kleber Torres - Reportagem: Fotos: Valdyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário