> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Obras na casa de Jorge Amado movimentam vida cultural de Ferradas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ITABUNA-BA: Obras na casa de Jorge Amado movimentam vida cultural de Ferradas

Como parte da programação para implantação da Galpão Cultural Casa de Jorge Amado e de uma série de obras de infraestrutura realizadas em Ferradas, que ganha também uma rotatória urbanizada, com pavimentação, iluminação e paisagismo, aconteceu nesta quarta-feira (30), a visita oficial à casa onde o mais ilustre escritor baiano viveu sua infância. O vice-prefeito Antônio Vieira, que também representou o prefeito Azevedo, pôde acompanhar de perto o andamento do projeto executivo de restauração da casa.
Como a inauguração do espaço e das obras de infraestrutura do bairro teve de ser adiada em decorrência das chuvas que têm caído na região, foi mantida a programação agendada anteriormente, com uma visita às obras e a realização do XI Mercado Cultural, à noite, com um show internacional tende a participação de Marcelo Ganem; da banda Houria Aichi e I’Hijaz Car, da Argélia e de Chris Corbette e Papa Zom, da Guiana Francesa.
Durante a visita à Casa de Jorge Amado, o vice-prefeito Antônio Vieira destacou a importância do escritor como autor de romances sobre a saga do cacau, bem como por revelar Itabuna para o mundo através de vários livros como Terras do Sem Fim, Tocaia Grande e a Descoberta da América pelos Turcos, uma narrativa breve sobre a contribuição dos descendentes de árabes à cultura baiana e brasileira.
Ele também destacou a sensibilidade do prefeito Azevedo, que mesmo com recursos limitados, vem desenvolvendo uma série de ações que vão marcar o centenário do escritor, considerado o mais ilustre filho de Itabuna e que deu uma importante contribuição à literatura brasileira e universal.
Salientou ainda a dimensão social, política e econômica da obra do escritor grapiúna. Em paralelo, o governo investe ainda em obras de infraestrutura que vão beneficiar aos moradores da comunidade.
Também participaram da visita os secretários municipais Maurício Athayde, de Administração; Antônio Marcelino, de Agricultura e Meio Ambiente; Carlos Burgos, de Governo; José Alencar, Desenvolvimento Urbano; Carlos Leahy, da Indústria Comércio e Turismo e de Esportes, Alcântara Pelegrini; da coordenadora da articulação política do governo, Maria Alice Araújo Pereira; além da presidente da FICC, Sandra Ramalho; do presidente da Emasa, Geraldo Briglia e do presidente da Agência Municipal de Regulação, Jorge Vasconcelos, de dirigentes da Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc), da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e do presidente do Instituto Viva a Magia, que desenvolve o Projeto Mercado Cultural,  Benjamin Taudkin.
Casa
A Casa de Jorge Amado ocupa uma área construída de 150 metros quadrados – incluindo o anexo - e será pintada com as cores, azul clara e azul escuro, assim como era a antiga residência do escritor. O projeto prevê a pintura também de duas casas vizinhas.
O interior do imóvel é dividido recepção, dois quartos, sendo um com peças e fotos do escritor e outro, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros de Jorge Amado e autores regionais, além de uma cozinha  com fogão a lenha e um banheiro. O anexo, nos fundos, contempla um auditório com 80 lugares, com palco e camarim. Texto: Kleber Torres - Fotos: Valdyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário