> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: 13º salário deve ser pago até amanhã

terça-feira, 29 de novembro de 2011

BRASIL: 13º salário deve ser pago até amanhã

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga pelas empresas aos trabalhadores até amanhã, dia 30. Ela corresponde à metade do valor total e vem livre de descontos. O valor é pago para quem não recebeu o abono de Natal de forma antecipada, seja junto com o pagamento das férias, acordos coletivos, por exemplo.
A segunda parte do benefício deve ser liberada até 20 de dezembro, mas tem valor menor. Isso porque corresponde a 50% do total, mas com desconto de 11% da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o mesmo abatido todo mês do salário; e do Imposto de Renda (IR), que varia de 7,5% a 27,5%, conforme a faixa salarial, explica Claudio Carvajal, professor do curso de administração da Faculdade FIAP. Aqueles com remuneração de até R$ 1.566,61 são isentos e não têm desconto de IR.
Para quem trabalhou durante todo o ano, o valor bruto do 13º salário equivale a um salário. Para quem trabalhou menos do que 12 meses, o valor será proporcional aos meses trabalhados.
“Caso tenha começado a trabalhar em maio, por exemplo, o funcionário vai receber oito meses do 13º salário. Portanto, deve dividir o valor do salário por 12 e multiplicar este valor por oito para saber quanto irá ganhar”, diz Carvajal. Atuar 15 ou mais dias no mês conta como período inteiro.
“Se a pessoa antecipou o 13º, mas teve reajuste posterior, a diferença deve ser paga em dezembro”, conta o economista Ilmar Ferreira Silva, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O 13º salário deve injetar R$ 118 bilhões na economia brasileira este ano, 16% mais do que em 2010.
“O aumento do salário mínimo, bem como do número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho, que cresceu 5,4% este ano, fazem com que o valor do 13º salário aumente”, acrescenta Silva.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário