A partir da iniciativa da Prefeitura Municipal de Itabuna, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, a cidade de Itabuna foi inserida no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo. De acordo com a supervisora pedagógica do SENAC – Bahia, Lília Teles a ideia é capacitar a mão-de-obra do turismo e da hotelaria, bem como abrir espaço para aqueles que anseiam a introdução no Mercado de Trabalho.
O Prodetur está voltado para a melhoria das condições institucionais e de infraestrutura para a expansão e a qualificação da atividade turística no Estado da Bahia. Nesse sentido, a supervisora do SENAC revelou que Itabuna foi inserida no grupo de municípios do Litoral Sul, com destaque para o turismo de negócios. Para alavancar esse setor, a instituição estará oferecendo aos itabunenses, cursos de cozinheira, garçom, camareira e recepcionista, previstos para o início do próximo ano.
“A ideia é capacitar, não somente a mão-de-obra, na área de turismo, hospitalidade, e dos funcionários destas empresas. Os cursos vão envolver os empresários da região para que eles também sejam capacitados, malem daqueles que pretendem ingressar no Mercado de Trabalho”, acrescentou Lília Teles.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, o projeto é uma antiga solicitação da Prefeitura Municipal de Itabuna, junto ao Governo Federal, e a partir dessa inserção, serão implementadas oportunidades de profissionalização e capacitação, voltados para o setor empresarial da cidade.
“Nós iremos aproveitar o máximo possível essa oportunidade, criar condições, oferecer todo o apoio, mobilizar o setor empresarial, de hotéis, pousadas, pequenas lanchonete, pois é importante que a pessoa seja bem recebida nos estabelecimentos e, principalmente tenha cuidado com tudo que seja oferecido nesses restaurantes”.
Investimentos
Ainda segundo o secretário, a cidade de Itabuna está se tornando um celeiro econômico, fortalecido com a vinda de indústrias, lojas âncoras no Shopping Jequitibá, a construção do Galpão Casa de Cultura Jorge Amado e a reestruturação da rede hoteleira. “Então, é uma grande oportunidade que Itabuna está tendo para fortalecer o turismo de negócios, que tem aumentado consideravelmente em nossa cidade. Esses empresários que estão passando por Itabuna vão sentir a melhoria, e também será uma grande ferramenta para os empresários que estão construindo em Itabuna”, observou Carlos Leahy.Texto e reportagem: Viviane Cabral Foto: Vinicius Borges
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