Bebê com cabelos longos? Os fios alcançam, em média, de 2 a 5 centímetros no nascimento.
Foto: Freepik
Quem nunca se impressionou com as coisas que aparecem na internet, não é mesmo? O novo viral da vez mostra um suposto recém-nascido com os cabelos longos, densos e chegando praticamente ao meio das costa. Por Camila Pusiol
O vídeo vem acompanhado de uma legenda afirmando se tratar de um “milagre da medicina”.
Porém, a história por trás dessa imagem não tem nada de real.
E segundo ela, há um motivo simples para isso.
“Esse tipo de vídeo tem viralizado nas redes sociais, mas, do ponto de vista médico, é importante reforçar que muito provavelmente se trata de conteúdo gerado por inteligência artificial, que hoje consegue produzir imagens extremamente realistas.”
E quando o assunto é o corpo humano, a explicação é direta: não existe possibilidade biológica de um bebê nascer com um cabelo tão longo quanto o mostrado no vídeo. Continue a leitura e entenda o porquê.
Como o cabelo do bebê cresce durante a gestação?
Para começar, os folículos pilosos (responsáveis pelo surgimento dos fios) realmente se formam cedo, “por volta da 9ª a 12ª semana de gestação”, explica Dra. Jacqueline.
Mas isso não quer dizer cabelo de verdade do jeito que conhecemos.
Durante quase toda a gestação, o único tipo de pelo existente é o lanugo: fios bem finos, delicados e curtos, que não têm nenhuma relação com o cabelo terminal, mais grosso e longo.
Além disso, vários processos tornam impossível aquele volume surpreendente:
1. O crescimento é muito lento
Mesmo ao final de uma gestação com 40 semanas, “o bebê não teria tempo hábil para desenvolver fios tão longos”, afirma a ginecologista.
O lanugo começa a cair antes mesmo do nascimento e pode desaparecer nas primeiras semanas de vida. Mais no paisefilhos

Nenhum comentário:
Postar um comentário