A ação marca um novo capítulo nas tensões entre Washington e Caracas
Fotomontagem: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e White House Archived

“Pelo roubo de nossos ativos e por muitas outras razões, incluindo terrorismo, contrabando de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
“Portanto, hoje, estou ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO DE TODOS OS PETROLEIROS SANCIONADOS que entram e saem da Venezuela”, completou.
Os comentários de Trump foram feitos uma semana depois que os Estados Unidos apreenderam um petroleiro sancionado na costa da Venezuela.
O governo de Nicolás Maduro, por sua vez, reagiu ao bloqueio americano, definindo a medida como “irracional” e uma “ameaça grotesca”. Caracas ainda argumenta que a ação viola o Direito Internacional, o livre comércio e a livre navegação. De acordo com os venezuelanos, Trump estaria tentando “se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais do país”.
“O presidente dos Estados Unidos pretende impor, de maneira absolutamente irracional, um suposto bloqueio naval militar à Venezuela com o objetivo de roubar as riquezas que pertencem à nossa pátria”, afirmou o governo em um comunicado à imprensa. A declaração foi compartilhada pela vice-presidente do país, Delcy Rodríguez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário