Rinaldo de Oliveira - SNB
O bombeiro especializado Roberto Tosta, de Goiás, diz que 90% das pessoas agem errado em caso de picada de escorpião. E ensina 5 dicas para salvar vidas
- Fotos: reprodução/Instagram

Chegou a época desses insetos peçonhentos e 90% das pessoas fazem tudo errado em caso de picada de escorpião. Por isso, um bombeiro gravou um vídeo ensinando 5 dicas para o brasileiro saber como agir, caso isso aconteça.
Nos meses de primavera e verão, que são quentes e úmidos, os escorpiões são desalojados dos abrigos, em terrenos baldios e redes de esgoto, por causa da chuva e saem em busca de insetos para se alimentarem. E quando eles entram nas residências e se escondem dentro de sapatos começa o perigo. 148 pessoas morreram este ano vítimas de picadas de escorpião no Brasil.
O bombeiro Roberto Lima Tosta, de Goiás, lembra que o mais perigoso é o escorpião amarelo. Ele conta quais são os erros mais comuns que as pessoas comentem e ensina didaticamente 5 passos que podem salvar vidas.
O perigo do escorpião
O perigo dos escorpiões está no veneno deles, que causa dor intensa, vômitos, tremores e pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos.
Ele afeta o sistema nervoso e cardíaco e provoca sintomas como suor excessivo, agitação ou sonolência.
Para se prevenir, o ideal é manter a casa limpa, sem entulhos, fazer controle de baratas, porque elas são o alimento dos escorpiões.
5 dicas sobre picada de escorpião
Lave imediatamente a área da picada com água e sabão durante 1 a 2 minutos
Faça compressa morna por 10 a 15 minutos. Nunca com gelo porque o frio piora e pode necrosar a área atingida. Mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário