'No começo foi um choque'
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A estudante de biomedicina Yamoni Sartori, de 21 anos, foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 18 anos. Segundo o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, atualmente fazendo o uso de medicamentos diários, Yamoni conta como foi a experiência de descobrir a doença e quais cuidados tem tomado desde então.
“No começo, foi um choque porque desde criança sou apaixonada por doces. Descobri muito de repente: estava me sentindo sonolenta e o médico pediu um exame de hemoglobina glicada. Dali passei por quatro médicos diferentes e todos recomendaram começar a tomar insulina. No início, me recusei a acreditar e não queria seguir as recomendações”, conta a jovem.
“Hoje em dia tem como viver bem com a DM1, mas a medicação, os alimentos diet e o sensor para medir a glicemia ainda têm um custo alto. É uma doença silenciosa, que exige disciplina, você tem que aprender a controlar do melhor jeito”, comenta.
A diabetes é uma doença crônica provocada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ela surge quando não há ou ocorre um defeito na produção de insulina, o hormônio que é responsável por quebrar as moléculas de açúcar e transformá-las em energia para o corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário