> TABOCAS NOTICIAS : ‘Discursos agressivos nas redes vêm corroendo a democracia’, diz Alexandre de Moraes

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

‘Discursos agressivos nas redes vêm corroendo a democracia’, diz Alexandre de Moraes

Segundo o ministro, o legislativo terá “papel importantíssimo e necessário” no combate à desinformação
Foto: Reprodução/ LIDE Brazil Conference
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, falou, durante um discurso no Lide Brazil Conference, em Nova York, nesta segunda-feira (14) sobre o combate à desinformação e afirmou que o legislativo terá “papel importantíssimo e necessário” e que a democracia brasileira está sendo corroída pela desinformação. As informações são da CNN.

“Não é possível que nós não tenhamos consciência que a desinformação, o discurso de ódio, discursos preconceituosos, discursos agressivos nas redes sociais vêm corroendo a nossa democracia”, disse.

Em comparação às empresas privadas, Alexandre de Moraes declarou “nenhuma delas resistiria a campanhas de desinformação e ataques como houve e vêm ocorrendo em relação ao poder Judiciário”.

“Não resistiriam porque não há uma regulamentação em relação às redes sociais e isso é um problema mundial.”

O ministro ainda citou a União Europeia e países como Austrália e EUA, onde uma regulamentação já está em curso ou está sendo elaborada. “Não é possível que as milícias digitais possam atacar impunemente sem que haja uma responsabilização dentro do binômio tradicioncional histórico da liberdade de expressão, que é a liberdade com responsabilidade”, afirmou.

“Essas redes sociais, essas pessoas, supostamente pertencem à imprensa acabam se misturando com a imprensa séria, tradicional; só que a imprensa tradicional tem responsabilidade, pode eventualmente ser responsabilizada e por isso ela tem respeitabilidade. No momento em que essas pessoas, esses supostos jornalistas, influencers, se misturam com a imprensa tradicional, hoje grande parte da população não sabe mais o que é noticia verdadeira e o que é fraudulenta, isso vai corroendo a própria imprensa tradicional”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário